Conheça os tipos de ônibus antes de definir sua viagem

Existem diversos tipos de ônibus no mercado que podem ser diferenciados por múltiplos fatores, como a marca da fabricante, o modelo e o ano de fabricação, a sofisticação do ônibus, etc. Para que o cliente faça sua escolha corretamente é essencial que ela seja feita de acordo com a distância da viagem e a exigência de conforto dos passageiros. De tal modo, diferenciamos os tipos de ônibus em: convencional, executivo, semi-leito e leito. Para facilitar sua escolha, a seguir faremos uma breve descrição de cada um deles.

 

Ônibus Convencional

É o modelo mais simples. Costuma ter em média 50 lugares, cujas poltronas são acolchoadas mas muito pouco reclináveis. Por possuir maior capacidade de passageiros, há uma relevante perda de conforto e pode não possuir toalete. É indicado para viagens muito curtas ou excursões dentro da cidade. Dado seu baixo nível de conforto, é o mais econômico.

 

Ônibus Executivo

Modelo superior ao convencional. Costuma ter uma média de 46 lugares, cujas poltronas acolchoadas são pouco mais reclináveis que do modelo anterior, e possui toalete. Apesar de ser um ônibus um pouco melhor equipado, ainda assim é indicado para viagens curtas, pois seu nível de conforto não é tão alto.

 

Ônibus Semi-leito, ou Leito turismo

Apresenta uma relevante vantagem em relação aos modelos anteriores quanto ao conforto. Possui em média 40 lugares, cujas poltronas mais acolchoadas e confortáveis possuem maior reclinação, bem como descanso de pernas. São carros completos, com ar-condicionado, toalete, sistema de som e vídeo, bem como espaço de comissaria com geladeiras. É indicado para viagens de média ou, até mesmo, longa distância.

 

Ônibus Leito

É o tipo de ônibus com maior valor agregado e maior conforto. Comparado ao transporte aéreo, é análogo à primeira classe. Ideal para viagens longas e para passageiros exigentes nos quesitos de conforto e qualidade. Costuma ter em média 25 lugares, composto por poltronas largas, com reclinação quase total e descansos de pernas que garantem uma viagem cômoda e relaxante. As as poltronas nos ônibus leito podem ser: bancada leito rodoviário, que possui reclinação de 160 graus mais os descansos de pernas; e a bancada leito cama, que possui reclinação total de 180 graus, tornando-se, de fato, camas.

O leito é equipado com calefação e ar-condicionado, aparelhagem moderna de iluminação, som e vídeo, espaço de comissaria com geladeiras e mesa de jogos. Seus bagageiros também são maiores, comportando maior volume de bagagens e/ou equipamentos, diferentemente dos carros mais simples.